Primeiro, a partilha de uma entrevista interessante sobre edição, escolha, linhas de força e censura aqui.
E agora o sumário da aula:
1. Fizemos uma análise SWOT
É um esquema muito simples mas que ajuda a pensar. Podemos fazer variações complexas (enfim, não "podemos", devemos) mais adequadas a tarefas concretas, mas esta é um bom modelo e ajuda a ponderar questões tão díspares como:
- Devo ir morar para outra cidade?
- Entrar neste mestrado?
- Criar uma livraria ou um bar?
- Escolher uma linha editorial mais comercial ou de culto?
- Podemos publicar este livro? E, se sim, que tiragem?
2. Moldes e fôrmas
Para fazer um bolo, ajuda ter uma fôrma. Para fazer um círculo certinho, ato dois paus com uma corda e prendo um, andando com o outro à volta. De igual modo, há modelos que nos ajudam a criar/editar um texto ou a ver (até combinando com o modelo SWOT) o que funciona.
2.1. Princípio narrativo: esta é a história de ____ que mais que tudo quer ser ____, mas não pode porque _____.
Exemplo aplicado: esta é a história de Dumbo que, mais que tudo, quer ser um elefante normal, mas não pode porque tem as orelhas demasiado grandes.
(De seguida: obstáculos, insucesso, desânimo, perseverança e — taraan — superação. O defeito de Dumbo é afinal o seu super-poder: um elefante que voa.)
2.2. três actos (mas o segundo desdobra-se em dois.
- Era uma vez um reino
- Um dia houve uma mudança/como se lidou com essa mudança
- E viveram felizes para sempre
3. Faça um livro infantil
- Público -alvo: 3-6 anos
- 20-22 páginas
- 1-3 linhas/frases por página
- Contar com ilustração (sugestão: faça já os desenhos, mesmo que não saiba desenhar)
Em aula, ouvimos as histórias, umas já quase prontas, outras ainda nem por isso.
Acredito mesmo no que podemos aprender fazendo este exercício. Se quiser, fale comigo por mail. Apresentações mais preparadas na próxima semana.
Exercício
Sem comentários:
Enviar um comentário